segunda-feira, 8 de junho de 2015

Vídeo do dia: "Totally Free" directed by Daniel Soares

Nunca pensei dizer isso, mas eu merecia levar com um par de patins.
Andar de patins chegou a ser uma rotina durante grande parte da minha infância. Fiz patinagem artística durante uns bons anos. Foram vários os campeonatos nacionais, as medalhas e as taças acumuladas. A verdade é que quando não estava a patinar, estava a correr feliz para os treinos e quando me perguntavam o que eu queria ser quando fosse grande, eu respondia: "- Patinadora profissional!" Até que um dia deixei a competição e, sem me aperceber, fui arrumando os patins no armário.
Hoje ao ver este vídeo, intitulado "Totally Free" fiquei com tanta vontade, mas tanta vontade de abrir a porta do armário. Não fossem os 7.947,62 km de distância, poderia estar agora mesmo a remediar este erro que tenho vindo a cometer há demasiado tempo para eu ficar indiferente.
Sinto agora que nunca deveria ter parado. Nunca deveria ter "esquecido" por tanto tempo o quanto andar de patins me arrancou piruetas de sorrisos e que apesar das várias quedas e bolhas, desistir de patinar nunca fez parte dos meus planos.
Espero que os meus patins me perdoem um dia.
E daqui vou direta para uma loja online.
Boa noite.


"Daniel Soares sempre teve “curiosidade por pessoas que fazem coisas fora do comum”. Na cidade norte-americana de São Francisco, onde viveu durante alguns anos, o jovem português nascido na Alemanha viu um grupo de pessoas a patinar num parque. “Fiquei imediatamente intrigado”, diz ao P3, por e-mail, o realizador de “Totally Free”. “Pessoas com trajes coloridos, de todas as idades, raças e camadas sociais, todas unidas por uma paixão: andar de patins.” O criativo — que já passou por agências portuguesas e alemãs e agora vive em Los Angeles — decidiu avançar com o projecto pessoal de realizar um mini-documentário sobre aquela comunidade de patinadores. Conheceu-os num dia e no fim-de-semana seguinte já estava a filmar. “Juntei um pequeno grupo de pessoas que também acreditava no projecto e metemos mãos à obra. Filmámos em dois dias”, conta. A mensagem que Daniel quer passar não se resume aos patins. “Quando somos crianças fazemos tudo o que nos dá prazer, independentemente do que os outros possam achar. Com o passar do tempo, começamos a olhar mais para os outros e a julgar isto e aquilo”, acredita. No caso dos patinadores cuja história ficamos a conhecer no mini-documentário, é este "hobby", muito popular nos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980. Em pouco mais de uma semana, “Totally Free” já foi visto mais de 111 mil vezes no Vimeo, plataforma onde foi destacado como “Staff Pick”. “Mais importante que isso é que o maior número de pessoas conheça estas histórias”, frisa o jovem. “O mundo está cheio de pessoas famosas que não o merecem ser. ‘Bora tornar famosas as pessoas com histórias que são realmente interessantes?” A.M.H.

Fonte: P3