segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cinema: "One Day" by Lone Scherfig

"Depois de terem passado, na universidade, o dia da sua formatura juntos – 15 Julho, 1988 – Emma Morley e Dexter Mayhew começam uma amizade que irá durar a vida inteira. Ela é uma rapariga simples cheia de princípios e ambições que sonha transformar o mundo num lugar melhor. Ele é um irresistível playboy que sonha fazer do mundo o seu recreio. Durante as duas décadas que se seguem, momentos chave do seu relacionamento são vividos ao longo de vários dias 15 de Julho das suas vidas. Juntos ou separados, acompanhamos Dex e Em através da sua amizade, discussões, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. Algures ao longo da sua jornada, estas duas pessoas apercebem-se de que desejam e procuram o que afinal de contas esteve sempre ali. Ao ser revelado o verdadeiro significado do dia que passaram juntos em 1988, ambos entendem a natureza do amor e da própria vida."


Vi este filme no fds. E gostei...(e sim, chorei o que não é muito díficil para uma raínha das emoções como eu)
Este filme baseou-se no livro do autor britânico David Nicholls, que tem sido um sucesso, pelo menos é o que tenho lido e ouvido por aí (não é Inês?)...há quem diga mesmo que está "destinado a ser um clássico moderno".
Gostei deste filme, porque me fez lembrar que nem sempre procuro as respostas nos sítios certos ou com as pessoas certas...saí do cinema invadida por saudades (muitas), esperança, tristeza e memórias bonitas. 
Para além de ser raro, eu rir-me nas comédias românticas, o que me aborrece profundamente. Por uma razão muito simples: as comédias hoje em dia não tem humor inteligente, têm sim aquele humor cliché rotulado em frasquinhos como o "humor fácil & previsível". Não foi o caso, gosto de ser surpreendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário